BIOLOGIA

Este é o blog dos alunos de Biologia da Universidade de Évora

domingo, maio 15, 2005

Cobra-de-pernas-tridáctila

Hoje foi a primeira vez k tirei fotos a uma cobra-de-pernas-tridáctila (também conhecida como fura-pastos). O seu nome científico é Chalcides striatus.
Apesar do seu nome ser cobra-de-pernas-tridáctila, este réptil não é uma cobra! É um pequeno lagarto!
Este tem umas patas muito pequenas e tem apenas 3 dedos em cada pata (daí o nome "tridáctila"). Tem também um corpo muito alongado e no geral o corpo é semelhante ao de uma cobra.... E movimentam-se muito rapidamente, sem fazer uso das patas, tal como uma cobra.
Este animal parece mostrar a evolução do lagartos para as serpentes!

As patas anteriores são muito pequenas (também dá pra ver o ouvido, logo, não pode ser uma cobra, pois as cobras não têm ouvidos!):
Image Hosted by ImageShack.us

As patas posteriores são um pouco maiores:
Image Hosted by ImageShack.us

E aqui pode-se ver todo o corpo. Não parece uma cobra?! :)
Image Hosted by ImageShack.us

16 Comments:

  • At 7:32 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    É mesmo incrível. Um exemplo vivo do processo evolutivo...

     
  • At 8:13 da tarde, Blogger doremi said…

    esta muito giro...
    parece mesmo uma cobra completa...
    Eu tmabem nao sei destinguir uma cobra de uma serpente por isso

     
  • At 2:10 da manhã, Blogger Unknown said…

    oi
    descobri hoje que tenho destes lagartos na minha piscina. � coberta e muito quente... deve ser uma boa casa para elas. J� tem crias! Mas n�o estamos muito contentes com esta situa�o. Queriamos que elas fossem embora sem para n�o termos que as magoar. Alguma sugest�o?

     
  • At 9:01 da manhã, Blogger Marco said…

    Oi
    Penso que é complicado faze-los irem embora. De certeza que sao desta especie? Eles gostam muito de andar em zonas com muita vegetação. Zonas com relva sao boas para eles. A piscina tem relva à volta, certo? Se possivel, o melhor seria habituarem-se à presença deles.. São animais completamente inofensivos. Nao mordem. Alem disso alimentam-se de insectos e aranhas. Penso que sera preferivel ter la os lagartos do que aranhas. Se esta nao for uma soluçao, entao posso tentar informar-me com os meus colegas sobre uma forma de os fazer sair

     
  • At 3:32 da tarde, Blogger Mónica said…

    Encontrei um desses ontem, perto do meu local de trabalho que tem alguma vegetação, mas infelizmente estava morto.
    Até agora não sabiamos o que era, se cobra ou lagarto.
    É incrivel quando vimos uma coisa dessas, eu pensei: 'Uma cobra com pernas???'
    ;)))

     
  • At 12:40 da manhã, Blogger Mário 7 said…

    Oi pessoa!
    Encontrei um lagarto destes num terreno de pastagem, numa serra.
    Tenho 27 anos e fui a primeira vez que vi este réptil, fiquei um pouco admirado :) !! Parecia uma cobra, mas ao mesmo tempo não fazia sentido:) :) :) tive sorte, tinha uma maquina fotográfica comigo, tive a oportunidade de fotografa-lo!!!!
    Como não sabia o que era, vim dar um salto :) aqui à Net, agora já estou esclarecido :)

     
  • At 1:30 da tarde, Blogger Vet said…

    Temos muitos cá em casa... se quiserem repovoar algum local, é só vir buscar!

     
  • At 1:30 da tarde, Blogger Vet said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 10:26 da tarde, Blogger Unknown said…

    Este fds vi pela primeira vez este bicho! Esta na praia, debaixo de uma rocha, mas longe do mar. Também fiquei admirada a olhar para ele, porque parece uma cobra mas com patas!!

     
  • At 1:31 da tarde, Blogger Lia said…

    Aqui em Trás-os-Montes não faltam destes lagartos.Só não sabia o nome...Agora que sei que são inofensivos, já estou mais descansada.

     
  • At 2:05 da tarde, Blogger Freedom said…

    Olá bom dia, tbém estou doando essas pseudo cobras para quem quiser, lá em casa temos muitas, é só entrar em contato!!

     
  • At 10:10 da tarde, Blogger Prof. André Zappa said…

    Bom apareceu um aqui no patio do nosso predio em volta tem um campinho de areia, mato e cascalho, mas infelismente com o susto meu visinho matou com uma chinela e acertou na cabeça e isso me deixou triste porque eu pensava em devolver para a natureza, mas ele atirou a chinela eu nem vi, enfim só depois que ela estava morrendo que percebi as patas e começei a pesquisar.

     
  • At 8:55 da tarde, Blogger Carlos said…

    Olá... acabei de recolher uma pequena cobra-de-pernas na minha garagem. Pelo que li sobre este réptil, terá vindo de um campo que está nas traseiras do meu prédio. Foi a primeira vez que vi um animal destes e confesso que nem sabia da sua existência...

     
  • At 8:56 da tarde, Blogger Carlos said…

    Olá... acabei de recolher uma pequena cobra-de-pernas na minha garagem. Pelo que li sobre este réptil, terá vindo de um campo que está nas traseiras do meu prédio. Foi a primeira vez que vi um animal destes e confesso que nem sabia da sua existência...

     
  • At 4:34 da tarde, Blogger Unknown said…

    Olá!
    Apareceu um a pouco aki dentro de casa ao gritar no susto meu marido o acertou c a vassoura. Vim pesquisar. Bom saber q é inofensivo. Caso apareça outro devolverei ao seu habitat

     
  • At 4:34 da tarde, Blogger Unknown said…

    Olá!
    Apareceu um a pouco aki dentro de casa ao gritar no susto meu marido o acertou c a vassoura. Vim pesquisar. Bom saber q é inofensivo. Caso apareça outro devolverei ao seu habitat

     

Enviar um comentário

<< Home