BIOLOGIA

Este é o blog dos alunos de Biologia da Universidade de Évora

sexta-feira, julho 29, 2005

Cobra-rateira (15-04-2005)

E aqui estão mais umas fotos com alguns meses lol

Esta é uma cobra-rateira (Malpolon monspessulanus). Encontrei-a à beira da estrada k vai de Valverde para o Escoural.
Esta espécie é a maior cobra da Península Ibérica e uma das maiores da Europa! Xega aos 2,5 metros! É também uma das k tem melhor visão e maior velocidade: são MUITO difíceis de apanhar :( . Esta é uma das espécies k mais encontro mas ainda só consegui apanhar 5! É uma das espécies de cobra mais abundantes no nosso país.
É venenosa! O veneno é mais potente do k o da cobra-de-capuz, por isso tenho sempre cuidado ao apanhar uma cobra destas... Mas mm assim parece k o veneno normalmente "só" provoca algumas dores e inchaço... nao é mortal! E elas nao vêm ter connosco pra nos morder! kuando uma pessoa se aproxima fogem a 7 pés LOL! E além disso são opistoglifas, o k ker dizer k têm as presas na parte de trás da boca, por isso muitas vezes, kuando mordem nao conseguem injectar veneno pois mordem só com os dentes da frente.

Quando encontrei esta cobra agarrei-a pela ponta da cauda... dps, enkuanto lhe tentava agarrar a cabeça ia sendo mordido na cara! LOL

Digam lá se não é linda! ;)
Image Hosted by ImageShack.us

Aqui da pra ver melhor o tamanho. nao era mt grande. tinha uns 60-70 cm de comprimento. A maior cobra-rateira k apanhei tinha 1,10 m... Tenho esperanças de 1 dia encontrar um "monstro" com + de 2 metros! ;)
Image Hosted by ImageShack.us

Gosto mt dos olhos delas. Até parece k têm um eclipse solar no olho! lol ;)
Image Hosted by ImageShack.us

Aqui ta ela, depois de a libertar. Ta toda camuflada :)
Image Hosted by ImageShack.us

4 Comments:

  • At 12:15 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Marco,

    Estou a preparar uma curta-metragem em que entra uma cobra-rateira. Gostaria de entrar em contacto contigo o mais urgente possível. Deixo aqui os meus contactos:
    andrea_basilio@yahoo.com, 218 882 028.

    Andrea

     
  • At 12:21 da manhã, Blogger Alexandra Welmans said…

    eu amo esse bicho e nao acho q e perigoso bom as vzs sim mais nao acho mt perigoso pq e um bicho legal
    , docil , amiga etc... mais mesmo assim amo elas amo cobras de paixao tenho sonho de ter uma de 2:30m bjs!!!!!!!!!

     
  • At 8:19 da tarde, Blogger bruno Maia said…

    eu e um senhor meu vizinho uma vez apanhámos uma cobra rateira com cerca de 2 metros, aqui na zona onde moro:perto de Almeirim, Santarem. era uma cobra enorme em comparação com as cobras que normalmente encontramos! como já era adulta tinha um padrão de cores diferente desta que apresentas nas fotos... um animal formidável e uma prova que em portugal tambem encntramos uma fauna maravilhosa... abraços.

     
  • At 8:19 da tarde, Blogger bruno Maia said…

    eu e um senhor meu vizinho uma vez apanhámos uma cobra rateira com cerca de 2 metros, aqui na zona onde moro:perto de Almeirim, Santarem. era uma cobra enorme em comparação com as cobras que normalmente encontramos! como já era adulta tinha um padrão de cores diferente desta que apresentas nas fotos... um animal formidável e uma prova que em portugal tambem encntramos uma fauna maravilhosa... abraços.

     

Enviar um comentário

<< Home