BIOLOGIA

Este é o blog dos alunos de Biologia da Universidade de Évora

sábado, fevereiro 26, 2005

Passeios no Sítio do Monfurado

Hoje tive uma manhã muito fixe! :) Fui a um passeio organizado pelo Posto de Turismo de Montemor-o-Novo!

O tema foi: "Musgos aquáticos e poluição, nas ribeiras de Monfurado". Este passeio teve a orientação de 2 biólogas do Centro de Ecologia e Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Neste passeio fiquei a saber como se pode avaliar a poluição de um curso de água, através da monitorização de musgos aquáticos. Depois disto ainda fomos ao Núcleo de Interpretação Ambiental dos Sítios de Cabrela e Monfurado, onde havia uma exposição. Entre outras coisas, estava lá uma exposição de formigas de várias espécies.

Gostei muito do passeio e acho que estes passeios são muito interessantes para um estudante de Biologia, por isso, se algum de vocês estiver interessado em ir a algum dos próximos passeios é só falar comigo que eu dou mais detalhes...Os passeios são quase todos aos sábados, da parte da manhã.

Aqui ficam as datas e temas dos próximos passeios (apenas dos que estão relacionados com Biologia):

19 de Março: Fauna e vias rodoviárias: uma coexistência possível? (orientado pelo biólogo Fernando Ascensão, da Universidade de Évora)

16 de Abril: Espécies prioritárias da Flora de Monfurado (com orientação da bióloga Adelaide Clemente, do Centro de Ecologia e Biologia Vegetal da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa)

07 de Maio: Pesca eléctrica em albufeiras/inventário da ictiofauna (peixes) em Monfurado (com orientação dos biólogos Pedro Raposo e Rute Espanhol, da Universidade de Évora)

18 de Junho: Borboletas, libelinhas e escaravelhos da Serra de Monfurado (com orientação da bióloga Otília Miralto, da Universidade de Évora)

08 de Julho: os morcegos de Monfurado (com orientação do biólogo Tiago Marques)


Os passeios são gratuitos e têm início às 9:30 no Posto de Turismo de Montemor-o-Novo, com excepção do passeio de 08 de Julho, que se realiza à noite, com início às 20:30.


Fotos do passeio de hoje:

Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us