BIOLOGIA

Este é o blog dos alunos de Biologia da Universidade de Évora

terça-feira, abril 11, 2006

11-04-2006

Hoje fui dar uma volta pelo campo aki perto da minha terra... O meu objectivo era encontrar cobras-rateiras, porque este ano ainda nao tinha fotografado nenhuma.. E gostava de encontrar uma bem grande... Pa isso fui a um sitio onde ainda nunca tinha encontrado nenhuma cobra, mas ja tinha encontrado várias peles de cobras-rateiras. :)
Primeiro fotografei uns trigueirões (Miliaria calandra) que estavam no ninho. Os trigueirões fazem o ninho no chão... Dps encontrei uma cobra-de-capuz (k me mordeu..).. Dps de levantar mais algumas pedras encontrei um sapo-corredor (Bufo calamita)..
E finalmente: levantei uma chapa de zinco e... objectivo atingido! :D Encontrei uma cobra-rateira (Malpolon monspessulanus)! :P Não era a gigante k ando a kerer encontrar, mas ja tinha 105 cm de comprimento. Debaixo da mesma chapa estava também um sapo-corredor. As chapas são bons sitios pa se encontrar cobras, pk knd ta sol a chapa akece, e as cobras gostam desse calor.

Trigueirões:
Image Hosted by ImageShack.us

Cobra-de-capuz. Estava a tentar morder-me... Coloquei aki esta foto pa mostrar uma coisa mt interessante.. se olhares com atenção para a boca da cobra consegues ver de cada lado da boca uma pekena zona avermelhada: é nessas zonas k se encontram as presas inoculadoras de veneno! Nas víboras as presas encontram-se na parte da frente da boca, mas nesta cobra (e na cobra-rateira) as presas encontram-se na parte de trás da boca. Chama-se opistoglifa a uma serpente com as presas na parte de trás da boca... No caso da cobra-de-capuz o veneno é tão fraco k não nos faz mal nenhum nem causa dor.. :)
Image Hosted by ImageShack.us

Sapo-corredor:
Image Hosted by ImageShack.us

Cobra-rateira:
Image Hosted by ImageShack.us

Depois de a libertar ela foi de novo para debaixo da chapa.. Dps levantei a chapa um pouco e la tava ela:
Image Hosted by ImageShack.us