BIOLOGIA

Este é o blog dos alunos de Biologia da Universidade de Évora

quarta-feira, julho 05, 2006

Sapo-parteiro-ibérico

E aqui está o primeiro sapo-parteiro-ibérico (Alytes cisternasii) que consegui fotografar! Lembro-me que já há muitos anos vi um (lembro-me bem da vocalização!), mas nessa altura ainda não sabia muito sobre sapos... Em noites de chuva, no Outono e Primavera é fácil ouvi-los.
Tenho que agradecer à Maria Pimentel e ao António Vareia (foi ele que encontrou o sapo)! Se não fossem eles não teria fotografado este sapo. Eu estava na Mitra e a Maria mostrou-me umas fotos que tinha na câmara dela: eram as fotos de um sapo.. Quando ela me disse que tinha visto um sapo debaixo de uma pedra pensei logo que devia ser um sapo-corredor ou sapo-comum, mas quando ela me disse que o sapo era muito pequeno fiquei com esperanças que fosse um sapo-parteiro-ibérico! E fiquei quase com a certeza, depois de ver as fotos dela! A seguir pedi-lhe que ela me levasse ao local onde estava o sapo.. E era mesmo um sapo-parteiro-ibérico! :D
Estes sapos são muito pequenos: medem menos de 5 cm! Distingue-se do sapo-parteiro-comum por possuír nos membros anteriores apenas dois tubérculos metacarpianos (na "palma das mãos"). O sapo-parteiro-comum tem 3 tubérculos (embora existam excepções nesta espécie). O sapo-parteiro-comum encontra-se mais no norte do país e o sapo-parteiro-ibérico encontra-se mais no sul. Chama-se "parteiro" pois na época da reprodução, depois da fêmea fazer a postura o macho transporta os ovos durante cerca de 1 mês presos às patas posteriores. Quando estão a eclodir o macho leva-os para a água.

Para veres algumas fotos de um macho desta espécie transportando ovos (e mais fotos) podes visitar esta página: http://www.herp.it/SpeciesPages/AlyteCiste.htm

Para ouvir a vocalização desta espécie: http://www.geocities.com/jeroenspeybroeck2/cisternasii.wav (Se quiseres guardar o ficheiro no teu pc clica com o botão do lado direito do rato no link e escolhe a opção "Guardar destino como...")

E estas são as minhas fotos:

Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us

Esta foto foi tirada pela Maria:

Image Hosted by ImageShack.us

2 Comments:

  • At 10:42 da manhã, Blogger Piggio said…

    Hi
    these photos are your?
    I love theme all, they are divines!
    wHY Don't you write your blog also in english?
    I'm a italian biologist and I really like your blog.
    If you translate your posts also in english I will do the same.
    Anyway I will put your link in my blog.
    Can I?
    Bye
    WisperOfFreeDom
    Piggio

     
  • At 11:39 da tarde, Blogger Marco said…

    Hi!
    Yes, almost all photos on the blog are mine.
    From now on I'll try to write in portuguese and also in english.
    Yes, you can put the link in your blog. What's your blog?
    Bye
    Marco

     

Enviar um comentário

<< Home