BIOLOGIA

Este é o blog dos alunos de Biologia da Universidade de Évora

sexta-feira, junho 17, 2005

Animais que vivem na minha casa :)

Nos últimos dias tenho tirado fotos a alguns animais que vivem na minha casa: osgas e vespas! Esta espécie de osga é a osga-comum (Tarentola mauritanica) e a vespa é a vespa-do-papel (Polistes dominulus).
Provavelmente, a maior parte das pessoas não iria gostar de ter estes animais na sua casa... mas eu não me importo! Até fico contente por isso porque assim posso tirar fotos facilmente :) . Além disso adoro osgas! Nem me importava que andasse uma no meu quarto lol . E ao contrário do que muita gente pensa AS OSGAS NÃO SÃO VENENOSAS! As osgas são animais inofensivos, e até são bastante benéficos pois alimentam-se de mosquitos, moscas, traças e outros insectos prejudiciais.
Eu respeito estes animais que vivem na minha casa e eles respeitam-me a mim. Há muitos anos que deixei de matar vespas, e desde aí nunca mais fui picado por uma! Muitas das pessoas que são picadas por vespas são picadas porque as tentam matar ou porque entram em pânico quando as vêm e fazem movimentos bruscos. E as vespas também são animais benéficos: sem elas e sem as abelhas muitas espécies de plantas desapareceriam! Elas fazem a polinização de muitas espécies de plantas, e muitas dessas plantas são utilizadas por nós na alimentação, por exemplo.

Ontem tirei fotos a 2 osgas que encontrei em menos de 1 minuto! Aqui estão elas:

Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us


E aqui estão as vespas:

Image Hosted by ImageShack.us

Para tirar esta foto tive que colocar a câmara a uns 5 cm de distância da vespa, mas parece que ela não se importou... Já tirei fotos a vespas a cerca de 3 cm de distância e nunca me tentaram picar! Aqui está ela a olhar para mim:

Image Hosted by ImageShack.us

1 Comments:

  • At 11:35 da tarde, Blogger Blue said…

    Finalmente alguém que goste de osgas e não pense que cospem para os olhos :) temos varias, mas uma é de estimação e chama-se Matilde!

    Blue

     

Enviar um comentário

<< Home