BIOLOGIA

Este é o blog dos alunos de Biologia da Universidade de Évora

quinta-feira, junho 22, 2006

Lebre-ibérica e fura-pastos

Este pequeno animal peludo é uma lebre-ibérica (Lepus granatensis). Este exemplar era um juvenil, que encontrei à beira de uma estrada de terra batida, no meio de uns pastos.. Depois de a fotografar deixei-a no mesmo local:

Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us

Este simpático e inofensivo réptil é um fura-pastos (Chalcides striatus). É uma espécie de lagarto com patas muito pequenas. Esta espécie tem apenas 3 dedos em cada pata (por isso, e também por lembrar a forma de uma cobra também é conhecido por cobra-de-pernas-tridáctila).

Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us

sábado, junho 10, 2006

Figueira-da-índia e moscas

Aqui estão 2 das minhas mais recentes fotos...

Flor de figueira-da-índia (Opuntia ficus-indica):
Image Hosted by ImageShack.us
(foto patrocinada pelo Guito :P)

Estas moscas pertencem à família Asilidae.. Penso que esta espécie é a Asilus cabroniformis. São grandes moscas predadoras! Alimentam-se de moscas e outros insectos (que capturam em pleno voo!), e também de aranhas. Estas só deixaram tirar-lhes 2 fotos.. Acho que não gostaram de estar a ser observadas, por isso depois fugiram! lol

Image Hosted by ImageShack.us
(foto patrocinada pelo Guito :P)

domingo, junho 04, 2006

Ribeira de Lavre (30-05-2006)

Na passada Terça-Feira, eu, o Guito, Guilherme, Edgar e Pedro (3º ano) fomos fazer um percurso junto à Ribeira de Lavre para descobrirmos algumas das espécies que lá existem.

O passeio foi produtivo!

Ao longo do percurso existiam poucas pedras (o que não me estava a agradar muito! lol), mas depois de levantar algumas encontrei uma pequena cobra-rateira (Malpolon monspessulanus). A cobra tinha perto de 40 cm de comprimento, e como lhe pequei sem grandes cuidados fui mordido! Nunca tinha sido mordido por uma cobra-rateira! Vi mesmo as presas a cravarem-se no meu dedo! Mas não me doeu nada. A mordedura não teve qualquer efeito: só fiquei com as marcas das presas no dedo. Ou a cobra não injectou veneno, ou então injectou pouco e não foi o suficiente para fazer efeito. O veneno desta cobra é neurotóxico e pode provocar dor e inchaço, e em alguns casos mais graves pode mesmo provocar dificuldades respiratórias... Mas estes casos mais graves são raros. Além disso esta cobra é opistoglifa, o que significa que tem as presas na parte de trás da boca, por isso nem sempre consegue cravá-las numa pessoa, e tal como acontece com quase todas as serpentes, quando uma pessoa se aproxima costuma fugir.
Aqui está a cobra:

Image Hosted by ImageShack.us

Depois de andarmos mais um pouco chegámos a uma pequena barragem. Eu estava a começar falar com o Pedro, mas ele estava a ver qualquer coisa com os binóculos e disse: "Espera! Vêm aí uns pássaros estranhos por cima da água..". Passado pouco tempo gritou: "FIXE! FIXE! Ixobrychus!" lol Via-se que estava mesmo contente! Eram 3 exemplares de garça-pequena (Ixobrychus minutus)!!! O Pedro ainda só tinha visto uma, e foi em 2000.. Esta espécie está classificada com o estatuto de espécie vulnerável e encontra-se em forte declínio...
A foto que consegui ficou muito má pois foi tirada à pressa... Mas dá para identificar a espécie. Cortei esta parte da foto original para se ver melhor:

Image Hosted by ImageShack.us

As lagartixas-do-mato (Psammodromus algirus) estavam presentes por todo o percurso. Esta era um macho com a coloração típica da época de reprodução:

Image Hosted by ImageShack.us

Depois andámos todos atrás da lagartixa para a apanharmos lol.. Foi o Guilherme que conseguiu finalmente apanhá-la.. Depois tirámos-lhe algumas fotos de mais perto:

Image Hosted by ImageShack.us

Encontrámos várias borboletas... Aqui está uma Lasiommata megera:

Image Hosted by ImageShack.us

Nymphalis polychloros:

Image Hosted by ImageShack.us

Digam lá se este passeio não merecia ter sido filmado e depois passar no National Geographic Channel!! ;) lol