BIOLOGIA

Este é o blog dos alunos de Biologia da Universidade de Évora

sábado, junho 18, 2005

Sardão

Fui dar uma volta de bicicleta ao fim da tarde pra ver se encontrava alguma cena fixe pa fotografar... Não foi preciso andar mt... junto a uma estrada de terra batida, no meio de uns pastos vi um animal a movimentar-se mt depressa e a esconder-se debaixo de uma pedra: vi logo k era um sardão (Timon lepidus)! Levantei a pedra e meti-lhe logo a mão em cima. Ele deu mta luta: mexia-se mt, arranhou-me e até me conseguiu morder uma vez, mas felizmente, ao contrário do que esperava não doeu nada :) . Mas devia ter só uns 35 cm... agora imaginem um com 1 metro! (Sim, esta espécie pode atingir 1 metro de comprimento: é o maior lagarto da Europa!).
Depois meti-o no chão e preparei-me pa tirar uma foto. Mas para meu espanto ao tirar a mão de cima dele ele não fugiu! Ficou parado, de boca aberta a olhar pra mim e a tentar defender-se! Claro que isso foi o melhor k podia ter acontecido: consegui tirar muitas fotos até ele resolver fugir! Foi difícil escolher 2 pra meter aki, mas axu k estas são as minhas preferidas:

Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us

1 Comments:

  • At 1:12 da manhã, Blogger Arioplano said…

    Dica para apanhar sardões. Provocá-lo com um pano ou t-shirt. Ele irá morder e durante minutos não largará. A mordida de um sardão maior do que esse dói como um entalão de uma porta, além de ser necessário aguardar que ele desista de morder para poder tirar o dedo ou mão.

     

Enviar um comentário

<< Home