BIOLOGIA

Este é o blog dos alunos de Biologia da Universidade de Évora

quarta-feira, agosto 09, 2006

Saída de campo ao Alto de S. Bento

Ontem eu e o Pedro Pereira fizémos uma saída de campo ao Alto de S. Bento. Levantámo-nos às 4:00! :S lol

Encontrámos várias espécies de aves, répteis, uma espécie de mamífero (coelho-bravo) e vestígios de outras espécies, um lacrau, várias espécies de borboletas, e até uma espécie de anfíbio (salamandra-de-costelas-salientes)!

Nas espécies vegetais posso destacar a dedaleira (Digitalis thapsi) e o cravinho (Dianthus lusitanus). Nunca tinha visto tantas dedaleiras! E acho que nunca tinha visto cravinhos...

Cravinho - Dianthus lusitanus:
Image Hosted by ImageShack.us

Debaixo de uma pedra encontrámos uma pequena osga-comum (Tarentola mauritanica). Debaixo dessa pedra também estavam 2 ovos de osga-comum! Um deles estava aberto: foi desse ovo que saiu a osga que lá se encontrava!

Osga-comum - Tarentola mauritanica:
Image Hosted by ImageShack.us

Debaixo de outra pedra encontrámos um lacrau (Buthus ibericus), 5 ovos de osga-comum e um fura-pastos-ibérico (também conhecido como cobra-de-pernas-pentadáctila. Nome científico: Chalcides bedriagai).

Fura-pastos-ibérico - Chalcides bedriagai:Image Hosted by ImageShack.us

Ovos de osga-comum (Tarentola mauritanica):Image Hosted by ImageShack.us

Chegámos a um local onde havia uma pequena (ou será que devo dizer minúscula?! lol) barragem. A água já tinha desaparecido. O solo encontrava-se apenas um pouco húmido. Achei que poderia encontrar algum anfíbio debaixo de uma das pedras ou pneus que se encontravam no local. E consegui mesmo encontrar um anfíbio: uma pequena salamandra-de-costelas-salientes (Pleurodeles waltl)! Como o local estava a ficar cada vez mais seco transportámos o animal para um local com água. Foi a boa acção do dia! ;)

Salamandra-de-costelas-salientes - Pleurodeles waltl:Image Hosted by ImageShack.us

Depois de chegarmos a Évora ainda encontrámos uma borboleta. Era uma Zizeeria knysna. Apesar de apresentar uma distribuição alargada no país as populações desta espécie são muito reduzidas.

Zizeeria knysna:
Image Hosted by ImageShack.us

1 Comments:

  • At 7:05 da tarde, Blogger Marco said…

    LOL.. E eu continuo a dizer que a sorte somos nós que a fazemos! :P Vejo "sempre" montes de cenas porque sei onde procurar os animais. Isso consegue-se pesquisando na net e em livros e principalmente com a prática! Quanto mais saídas faço mais experiência ganho e mais fácil é encontrar animais. :)

     

Enviar um comentário

<< Home