BIOLOGIA

Este é o blog dos alunos de Biologia da Universidade de Évora

domingo, julho 30, 2006

Serpentes

Hoje encontrei mais um excelente texto sobre serpentes. Fala sobre as serpentes que existem no nosso país. Recomendo a leitura deste texto a todos, não só aos que gostam destes animais, mas principalmente aos que não gostam ou têm medo!

O texto está muito bom e concordo com quase tudo o que lá diz. Parece um texto escrito por alguém que realmente conhece estes animais. Por exemplo, esbocei logo um sorriso quando vi lá a dizer que as cobras-de-água lançam pela "cloaca um fluido malcheiroso difícil de sair mesmo depois de n lavagens" :) . Eu próprio já tive essa experiência... lol As "n lavangens" podem chegar a várias dezenas! :S

Aqui está um link para a página:

http://www.gaiaglobal.pt/gaia/portal/user/anon/page/_PB_Descobrir.psml?categoryOID=49828080808681GC&contentid=DD8280BD80CO&nl=pt

Gostaria apenas de fazer algumas correcções:
- O nome científico da cobra-de-escada mudou para Rhinechis scalaris. O nome científico da cobra-de-ferradura mudou para Hemorrhois hippocrepis. O nome científico da cobra-de-capuz é agora Macroprotodon brevis. Provavelmente o texto já tem alguns anos.
- Pelas pesquisas que fiz sei que a cobra-de-escada pode atingir cerca de 160 cm e não 150 cm.. Ok, a diferença não é muita.. lol A cobra-de-ferradura (pelo menos na Península Ibérica) atinge cerca de 166 cm e não 180 cm.
O tamanho da cobra-de-água-de-colar não é idêntico ao da cobra-de-água-viperina! É fácil encontrarem-se cobras-de-água-de-colar com cerca de 1 metro de comprimento. Isso é mais raro na outra espécie. A cobra-de-água-de-colar pode (embora raramente) atingir cerca de 2 metros de comprimento!
- Não é pelo facto de tanto a cobra-rateira como a cobra-de-capuz serem opistoglifas que não representam perigo. Por exemplo, uma cobra-de-capuz com 16 cm de comprimento conseguiu-me inocular veneno! Uma cobra-rateira consegue fazer isso muito mais facilmente pois é maior. No entanto é muito mais fácil inocularem veneno se as apanharmos. Noutros casos a mordedura será muito rápida e é pouco provável que nos consigam cravar as presas que inoculam o veneno, e mesmo que isso aconteça a quantidade de veneno inoculado será muito baixa. O veneno da cobra-de-capuz não nos faz absolutamente nada! Já várias me inocularam veneno e não se sente nada! Quanto às cobras-rateiras, têm um veneno mais forte. Penso que me conseguiram inocular veneno duas vezes. Na primeira vez não senti nada. Na segunda vez pareceu-me ter sentido um pequeno ardor na zona da mordedura. Se ela ficasse mais tempo a inocular veneno então seria provável sentir dores e o local da mordedura poderia inchar. Em alguns casos mais graves (acontecem na maioria a pessoas alérgicas ao veneno) a vítima da mordedura pode ficar temporariamente com dificuldades respiratórias e para deglutir.