BIOLOGIA

Este é o blog dos alunos de Biologia da Universidade de Évora

quarta-feira, dezembro 15, 2004

Animais da Mitra...

Na Segunda-Feira passada (13-12-2004) eu e o Nuno fomos à Mitra procurar animais. O nosso objectivo era encontrar escorpiões e cobras.
Encontrámos 9 escorpiões (Buthus ibericus), uma cobra-de-capuz (Macroprotodon cucullatus), uma salamandra-de-pintas-amarelas (Salamandra salamandra), uma rã-verde (Rana perezi) e um coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus)!Como eu não pude levar a máquina fotográfica levei a cobra pra casa pra depois tirar fotos.

Hoje (15-12-2004) fui à Mitra levar a cobra. Tirei-lhe algumas fotos e também aproveitei para levantar algumas pedras para ver o que encontrava... A segunda pedra que levantei tinha um grande escorpião fêmea (acho que foi o maior que vi até hoje!) e uma cobra-de-pernas-pentadáctila (Chalcides bedriagai)! Foi a 1ª vez que vi este réptil! Apesar de ter "cobra" no nome a cobra-de-pernas-pentadáctila não é uma cobra: é um lagarto com patas pequenas. É "pentadáctila" porque tem 5 dedos em cada pata. Em Portugal também existe a cobra-de-pernas-tridáctila (Chalcides striatus), também chamada de fura-pastos, que tem 3 dedos em cada pata e tem uma forma mais alongada (já vi várias cobras-de-pernas-tridáctilas).
Depois ainda levantei mais algumas pedras e encontrei mais 2 escorpiões!

Aqui estão as fotos:

Este foi um dos escorpiões que encontrei hoje:

Image Hosted by ImageShack.us


Aqui está a cobra-de-pernas-pentadáctila:

Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us

Aqui está a cobra-de-capuz:

Image Hosted by ImageShack.us