BIOLOGIA

Este é o blog dos alunos de Biologia da Universidade de Évora

quinta-feira, agosto 31, 2006

Saída de campo nocturna

Na noite passada fiz uma das minhas primeiras saídas de campo nocturnas! Foi bastante produtiva, tendo também em conta que não durou muito tempo.
Realmente, para encontrar grande parte das espécies animais durante o Verão é melhor procurá-las à noite do que durante o dia.

O primeiro animal que decidi fotografar foi um solífugo (Gluvia dorsalis). Os solífugos são aracnídeos, mas não são aranhas. Encontrei este que fotografei e depois encontrei mais um.

Solífugo - Gluvia dorsalis:
Image Hosted by ImageShack.us

Alguns metros depois encontrei um fura-pastos (Chalcides striatus). Não estava nada à espera de encontrar um fura-pastos à noite!

Fura-pastos - Chalcides striatus:
Image Hosted by ImageShack.us

A seguir fui para uma zona mais húmida para ver se encontrava alguma cobra-de-água ou algum anfíbio.
Encontrei uma rela-meridional (Hyla meridionalis) e dezenas de rãs-verdes (Rana perezi)!

Rela-meridional - Hyla meridionalis:
Image Hosted by ImageShack.us

Rã-verde - Rana perezi:
Image Hosted by ImageShack.us

Depois de fotografar as rãs, lembrei-me de ir procurar relas num loendro onde costumo ver relas durante o dia... Encontrei lá 3 relas-meridionais! Uma delas tinha uma cor diferente do normal!

Rela-meridional - Hyla meridionalis:
Image Hosted by ImageShack.us

Mais uma foto da rela com a cor diferente:
Image Hosted by ImageShack.us

Perto do loendro estava uma pedra. Em cima da pedra estava... Mais uma rela-meridional! lol Esta rela tinha acabado de capturar uma presa: um opilião! Os opiliões são aracnídeos. Têm umas patas muito compridas e finas. Dá para ver as patas a sair da boca da rela. ;)

Rela-meridional - Hyla meridionalis:
Image Hosted by ImageShack.us


quarta-feira, agosto 30, 2006

Vespa capturada pela Dionaea muscipula

Quando estava a dar água à minha Dionaea muscipula reparei que numa das "bocas" estava um insecto, já digerido, que tinha sido capturado por ela!
O insecto era uma vespa (Polistes dominulus).

Este era o aspecto da vespa depois de ter sido digerida pela planta:
Image Hosted by ImageShack.us

domingo, agosto 13, 2006

Osga-comum

Encontrei mais uma osga-comum (Tarentola mauritanica) esta tarde. Para quem não sabe, as osgas são talvez os meus animais preferidos a seguir às serpentes! :)

Osga-comum - Tarentola mauritanica:

Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us

A minha planta carnívora já é mãe! lol

É verdade, a minha Dionaea muscipula já é "mãe"! :D Há algumas semanas deu sementes. Consegui recolher algumas sementes, mas muitas já tinham caído, e como são muito pequenas é difícil encontrá-las... Ontem fui regar a planta e reparei numa "boca" muito pequena junto à planta: era uma nova planta que tinha nascido de uma semente que caiu no vaso! :D

Quando puder irei passar a nova planta para outro vaso. E também estou a pensar semear as sementes que recolhi.

Aceitam-se desde já encomendas, pois estou a pensar vender plantas! :P Se quiseres alguma planta fala comigo, deixa aqui um comentário ou envia-me uma msg. Só tenho que comprar vasos e ir a Lisboa para comprar um bom substrato para as plantas. Ao contrário do que muitas pessoas pensam é muito fácil manter uma planta destas! A minha planta está de muito boa saúde e posso dar algumas dicas sobre como tratar delas. ;)

Aqui está a recém-nascida junto à "mãe":
Image Hosted by ImageShack.us

sábado, agosto 12, 2006

Lagartixa-do-mato

Este lindo animal é uma lagartixa-do-mato (Psammodromus algirus) que encontrei hoje.

Lagartixa-do-mato - Psammodromus algirus
Image Hosted by ImageShack.us

sexta-feira, agosto 11, 2006

Aves

Hoje ao fim da tarde fui dar uma voltinha pelo campo aqui perto da minha terra (Casa Branca). O objectivo era encontrar uma cobra-rateira (Malpolon monspessulanus) para lhe tirar umas boas fotos. Acabei por não encontrar uma cobra-rateira, mas encontrei várias espécies de aves muito interessantes!

Primeiro vi um bando de pardais-franceses (Petronia petronia). Não os consegui fotografar. Logo de seguida vi um papa-figos (Oriolus oriolus), que infelizmente também não deu para fotografar... :(
A seguir vi 2 poupas (Upupa epops). Consegui fotografar uma delas. Só foi pena não ter ficado com a crista levantada.
Depois encontrei um juvenil de picanço-barreteiro (Lanius senator) que também consegui fotografar pois deixou-me aproximar bastante! Estava muito bem a fotografar o picanço-barreteiro quando ele voa para longe.. Ao mesmo tempo ouço uma ave a picar o tronco de uma árvore. Pensei que era uma trepadeira-azul (Sitta europaea), mas não era! Era um pica-pau-malhado-grande (Dendrocopus major)!! :D E estava bem perto de mim! Também consegui fotografá-lo. Era um juvenil. Dá para ver que era um juvenil pois tem vermelho no topo da cabeça. Os machos adultos só têm vermelho na nuca. E as fêmeas adultas não têm vermelho na cabeça.


Fiquei muito contente com esta saída pois já há muito tempo que andava a querer fotografar poupas e pica-paus! Hoje consegui fotografar logo os 2! :D

Poupa - Upupa epops
Image Hosted by ImageShack.us

Picanço-barreteiro - (Lanius senator)
Image Hosted by ImageShack.us

Pica-pau-malhado-grande - (Dendrocopus major)
Image Hosted by ImageShack.us

quarta-feira, agosto 09, 2006

Saída de campo ao Alto de S. Bento

Ontem eu e o Pedro Pereira fizémos uma saída de campo ao Alto de S. Bento. Levantámo-nos às 4:00! :S lol

Encontrámos várias espécies de aves, répteis, uma espécie de mamífero (coelho-bravo) e vestígios de outras espécies, um lacrau, várias espécies de borboletas, e até uma espécie de anfíbio (salamandra-de-costelas-salientes)!

Nas espécies vegetais posso destacar a dedaleira (Digitalis thapsi) e o cravinho (Dianthus lusitanus). Nunca tinha visto tantas dedaleiras! E acho que nunca tinha visto cravinhos...

Cravinho - Dianthus lusitanus:
Image Hosted by ImageShack.us

Debaixo de uma pedra encontrámos uma pequena osga-comum (Tarentola mauritanica). Debaixo dessa pedra também estavam 2 ovos de osga-comum! Um deles estava aberto: foi desse ovo que saiu a osga que lá se encontrava!

Osga-comum - Tarentola mauritanica:
Image Hosted by ImageShack.us

Debaixo de outra pedra encontrámos um lacrau (Buthus ibericus), 5 ovos de osga-comum e um fura-pastos-ibérico (também conhecido como cobra-de-pernas-pentadáctila. Nome científico: Chalcides bedriagai).

Fura-pastos-ibérico - Chalcides bedriagai:Image Hosted by ImageShack.us

Ovos de osga-comum (Tarentola mauritanica):Image Hosted by ImageShack.us

Chegámos a um local onde havia uma pequena (ou será que devo dizer minúscula?! lol) barragem. A água já tinha desaparecido. O solo encontrava-se apenas um pouco húmido. Achei que poderia encontrar algum anfíbio debaixo de uma das pedras ou pneus que se encontravam no local. E consegui mesmo encontrar um anfíbio: uma pequena salamandra-de-costelas-salientes (Pleurodeles waltl)! Como o local estava a ficar cada vez mais seco transportámos o animal para um local com água. Foi a boa acção do dia! ;)

Salamandra-de-costelas-salientes - Pleurodeles waltl:Image Hosted by ImageShack.us

Depois de chegarmos a Évora ainda encontrámos uma borboleta. Era uma Zizeeria knysna. Apesar de apresentar uma distribuição alargada no país as populações desta espécie são muito reduzidas.

Zizeeria knysna:
Image Hosted by ImageShack.us

sábado, agosto 05, 2006

05-08-2006 - Tarântula

Hoje fotografei uma aranha cujo nome científico é Lycosa fasciiventris. As aranhas do género Lycosa são consideradas como as verdadeiras tarântulas pois pensa-se que o nome tarântula foi pela primeira vez usado para designar estas aranhas! Mas actualmente são mais conhecidas por tarântula várias espécies pertencentes a diversas famílias.
É uma aranha bastante grande. Uma das maiores do nosso país! Nesta altura do ano é fácil encontrar as tocas que escavam no solo.
Introduzindo uma palha na toca e depois puxando lentamente é possível fazer a aranha aparecer ou mesmo sair da toca. Foi assim que consegui fotografar esta. :)



Image Hosted by ImageShack.us

terça-feira, agosto 01, 2006

Argiope lobata macho

Hoje fui tirar mais algumas fotos à Argiope lobata macho que encontrei ontem.

Disseram-me que sou uma das poucas pessoas (ou mesmo a única!) em Portugal que tem fotos de um macho desta espécie! :D

Esta foi uma das fotos que tirei hoje. Uma foto "rara":
Image Hosted by ImageShack.us