Mais fotos... de um dia muito produtivo! :D Fui até à Serra de Monfurado de bicicleta. Pelo caminho fotografei algumas flores. Quando lá cheguei vi muitas lagartixas-do-mato (
Psammodromus algirus). Debaixo de algumas pedras encontrei muitas cobras-cegas (
Blanus cinereus). Depois encontrei uma cobra-de-capuz (
Macroprotodon brevis) com 42 cm de comprimento: a maior que vi até hoje desta espécie! :D
Depois, numa zona com pedras, num raio de uns 5 metros encontrei: 1 sapo-comum (
Bufo bufo), 1 cobra-de-escada (
Rhinechis scalaris) com 85 cm, 1 fura-pastos (
Chalcides striatus) e 1 cobra-de-ferradura (
Hemorrhois hippocrepis) com 90 cm... A cobra-de-escada e o sapo-comum estavam debaixo da mesma pedra: era a pedra onde no ano passado encontrei a minha maior cobra! :) .
Dedico estas fotos à minha "prima" Vânia Janeirinho **
Flor de uma planta do género
Anagallis
Flores de uma planta do género
Spergularia
Cobra-de-capuz (
Macroprotodon brevis). Este exemplar nem me tentou morder :)

Cobra-de-escada (
Rhinechis scalaris). Considero esta como a 2ª espécie de serpente mais agressiva do nosso país, mas esta, para minha surpresa também não me tentou morder! :)

Fura-pastos (
Chalcides striatus)

Cobra-de-ferradura (
Hemorrhois hippocrepis). É a espécie de serpente mais agressiva que existe no nosso país, mas também é considerada a mais bonita :) . Mordeu-me várias vezes (porque eu deixei). Mas por vezes era possível agarrá-la desta forma sem que me mordesse:

Como as 2 próximas fotos mostram, as cobras-de-ferradura trepam árvores com muita facilidade:


Esta foto mostra que ser mordido por uma cobra não venenosa (e esta já tinha 90 cm!) não é nada do outro mundo! A mordedura de um pequeno sardão é mais dolorosa! Há pessoas que a brincar com os cães deixam que eles lhes mordam as mãos... penso que isso pode ser bastante mais doloroso.. Ser mordido por uma cobra destas, apesar de ferir não é nada doloroso! Ainda está pra vir o dia em que a mordedura de uma cobra me provoca alguma dor! Não se sente mesmo nada, acreditem! E já fui mordido por muitas cobras (incluindo uma com 115 cm!)

Este foi o resultado de algumas mordeduras.. Apesar de ter muitos dentes, só alguns conseguiram perfurar a pele o suficiente para fazer sangue... Depois só convém desinfectar, como qualquer ferida...