BIOLOGIA

Este é o blog dos alunos de Biologia da Universidade de Évora

segunda-feira, junho 27, 2005

Pintassilgo

Hoje de manhã estava um pintassilgo (Carduelis carduelis) numas flores no meu quintal... Tinha saído há pouco tempo do ninho! O ninho está numa laranjeira que tb está no meu quintal.

Image Hosted by ImageShack.us

sábado, junho 25, 2005

Lacrau (escorpião) com 9 cm de comprimento!

Ontem fui pro campo tirar umas fotos e encontrei um escorpião com 9 cm de comprimento! Axu k foi o maior k vi até hoje! Já tinha visto um bem grande na Mitra, mas axu k era um pouco mais pekeno....

Estes escorpiões pertencem à espécie Buthus ibericus. Antigamente pensava-se k eram Buthus occitanus.
Fiz uma pesquisa no google pa ver kual era o tamanho máximo destes escorpiões... Nas 2 páginas k vi dizia lá k o tamanho máximo do Buthus ibericus é 6,5 cm! lol Bem, o k eu vi tinha 9 cm! E já vi uns kuantos com mais de 6,5 cm!
Também vi o tamanho máximo do Buthus occitanus e em algumas páginas dizia k era 8 cm e noutras dizia k era 10 cm!
Mesmo k o tamanho "máximo" seja 10 cm, o k encontrei já era bem grande... só a 1 cm do "máximo"!

Era uma fêmea e parecia estar grávida :). Aki está ela:

Image Hosted by ImageShack.us

segunda-feira, junho 20, 2005

Thomisidae

Aqui está a mesma aranha que fotografei ontem... Foi preciso MUITA paciência... mas valeu a pena: hoje consegui fotografá-la a apanhar uma presa... A vítima foi uma pequena abelha que pousou na flor onde ela estava.

Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us

domingo, junho 19, 2005

Fotos de artrópodes

Hoje fotografei 2 artrópodes :)

Um desses artrópodes foi esta aranha, que pertence à família Thomisidae. Estas aranhas não constroem uma teia para capturar as suas presas: ficam à espera que as presas venham ter com elas! Neste caso esta aranha está disfarçada numa flor. A cor da aranha é igual à das pétalas da flor. Depois é só ficar à espera que algum insecto lá apareça e agarra-o com as patas que têm alguns fios de seda agarrados para ajudar a segurar a presa.
Image Hosted by ImageShack.us

Este insecto é um dos maiores Hymenópteros que existe em Portugal. Pertence à espécie Xylocopa violacea. Como dá pra ver nas fotos é um insecto que poliniza algumas plantas.
Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us

sábado, junho 18, 2005

"Aranha-joaninha"

Hoje tirei uma foto a uma aranha mt bonita! Assim k a vi axei-a parecida com uma joaninha. Fiz uma pesquisa na net e descobri k o nome em inglês é "Ladybird spider", ou seja: Aranha-joaninha! :)
Não sei kual é a espécie mas sei pertence à família Eresidae. Foi encontrada pela minha mãe, dentro da minha casa :) . Levei-a para o quintal pra tirar as fotos.

Image Hosted by ImageShack.us

Sardão

Fui dar uma volta de bicicleta ao fim da tarde pra ver se encontrava alguma cena fixe pa fotografar... Não foi preciso andar mt... junto a uma estrada de terra batida, no meio de uns pastos vi um animal a movimentar-se mt depressa e a esconder-se debaixo de uma pedra: vi logo k era um sardão (Timon lepidus)! Levantei a pedra e meti-lhe logo a mão em cima. Ele deu mta luta: mexia-se mt, arranhou-me e até me conseguiu morder uma vez, mas felizmente, ao contrário do que esperava não doeu nada :) . Mas devia ter só uns 35 cm... agora imaginem um com 1 metro! (Sim, esta espécie pode atingir 1 metro de comprimento: é o maior lagarto da Europa!).
Depois meti-o no chão e preparei-me pa tirar uma foto. Mas para meu espanto ao tirar a mão de cima dele ele não fugiu! Ficou parado, de boca aberta a olhar pra mim e a tentar defender-se! Claro que isso foi o melhor k podia ter acontecido: consegui tirar muitas fotos até ele resolver fugir! Foi difícil escolher 2 pra meter aki, mas axu k estas são as minhas preferidas:

Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us

sexta-feira, junho 17, 2005

Animais que vivem na minha casa :)

Nos últimos dias tenho tirado fotos a alguns animais que vivem na minha casa: osgas e vespas! Esta espécie de osga é a osga-comum (Tarentola mauritanica) e a vespa é a vespa-do-papel (Polistes dominulus).
Provavelmente, a maior parte das pessoas não iria gostar de ter estes animais na sua casa... mas eu não me importo! Até fico contente por isso porque assim posso tirar fotos facilmente :) . Além disso adoro osgas! Nem me importava que andasse uma no meu quarto lol . E ao contrário do que muita gente pensa AS OSGAS NÃO SÃO VENENOSAS! As osgas são animais inofensivos, e até são bastante benéficos pois alimentam-se de mosquitos, moscas, traças e outros insectos prejudiciais.
Eu respeito estes animais que vivem na minha casa e eles respeitam-me a mim. Há muitos anos que deixei de matar vespas, e desde aí nunca mais fui picado por uma! Muitas das pessoas que são picadas por vespas são picadas porque as tentam matar ou porque entram em pânico quando as vêm e fazem movimentos bruscos. E as vespas também são animais benéficos: sem elas e sem as abelhas muitas espécies de plantas desapareceriam! Elas fazem a polinização de muitas espécies de plantas, e muitas dessas plantas são utilizadas por nós na alimentação, por exemplo.

Ontem tirei fotos a 2 osgas que encontrei em menos de 1 minuto! Aqui estão elas:

Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us


E aqui estão as vespas:

Image Hosted by ImageShack.us

Para tirar esta foto tive que colocar a câmara a uns 5 cm de distância da vespa, mas parece que ela não se importou... Já tirei fotos a vespas a cerca de 3 cm de distância e nunca me tentaram picar! Aqui está ela a olhar para mim:

Image Hosted by ImageShack.us

quinta-feira, junho 16, 2005

"OS TRÊS RR"

Por favor, leiam este artigo pois é muito importante pra todo o pessoal de Biologia (e não só). O artigo é um pouco extenso mas vale a pena ler:

"EM PORTUGUÊS QUANDO SE FALA NOS TRÊS RR pensamos logo no slogan ambientalista que defende reduzir, reutilizar e reciclar. Há, no entanto, uma outra área em surgiu este código dos três erres para transmitir uma ideia. Neste caso é a utilização de animais em experimentação e as palavras usadas Replacement, Reduction, Refinement, surgiram primeiro num livro sobre experimentação animal por William Russell e Rex Burch. Na tradução para português poderemos perder um R mas o importante é a ideia: Substituição, Redução, Refinamento. Um dos argumentos a favor da experimentação animal é que ela é um "mal necessário". Isto está longe de ser verdade, já que se sabe que muita investigação que usa animais não tem aplicação prática e é completamente descontrolada. Aquela que eventualmente pode ser útil, tanto para aprofundamento da ciência pura, como para ensino, como para utilização prática, deve sofrer grandes alterações à luz destes três conceitos. São várias centenas de milhões de animais por ano que agradecem.
A SUBSTITUIÇÃO É A MAIS EVIDENTE - devemos procurar alternativas ao uso de animais vivos. Isto pode ir do uso de cadáveres até ao de tecidos animais, bonecos ou modelos de computador. Por exemplo, uma coisa tão simples como um médico aprender a suturar, pode ser feita num boneco, ou mesmo numa almofada. Muitas universidades na Europa e América deixaram de usar animais nas suas aulas de medicina, pois descobriram que conseguiam o mesmo efeito com cadáveres, modelos ou programas de computador. A substituição muitas vezes não é feita por preguiça ou conveniência. A substituição pode ainda tomar outras formas. Ou seja, se for impossível proceder à experimentação sem a utilização de tecidos vivos, podemos usar culturas de células ou seres não sencientes (a hidra, por exemplo, sofre alterações de crescimento perante compostos que provocam alterações nos embriões de vertebrados. Ou seja, este animal inferior serve perfeitamente para controlar a presença de certas substâncias).
A REDUÇÃO TAMBÉM É ESSENCIAL, já que com frequência as experiências são repetidas vezes sem conta apenas para esperar um resultado ligeiramente diferente. Se animais tiverem de ser usados, deve-se ter o cuidado de usar o número mínimo para que a estatística confirme os resultados mas sem cair no extremo oposto que pode implicar a repetição de testes. Por outro lado, deve haver sempre o cuidado de rever a literatura científica sobre estudos efectuados sobre temas parecidos, para que os resultados possam ser usados e não se tenha de repetir experiências. Esta é uma das razões que deve impelir a legislação a obrigar toda e qualquer instituição ou empresa a tornar públicos os métodos e resultados das suas experiências com animais. Esta medida poderia poupar o sofrimento a milhões de animais e reduzir a sua densidade nos laboratórios.
O REFINAMENTO É A PALAVRA que indica um maior cuidado com o desenho de uma experimentação, com a escolha dos animais, com a forma como são mantidos e com o respeito com que são lidados. Nem todas as experiências implicam sofrimento se forem preparadas com os devidos cuidados e os animais sejam mantidos nas devidas condições. Se, pelo contrário, for previsível alguma dor, devem ser procurados os melhores meios de controlo através de anestesia ou analgesia. Em casos extremos não deve ser permitida a reanimação de um animal anestesiado se for previsível um elevado sofrimento. Por exemplo, porcos e outros animais submetidos a intervenções cirúrgicas em que apenas se quer aperfeiçoar certa técnica e não há necessidade de observar a recuperação, devem ser eutanasiados.
OS TRÊS RR NÃO SIGNIFICAM que a experimentação animal seja aceitável desde que cumpridas as regras. O que se pretende é reduzir um mal que, não sendo a maior parte das vezes necessário, ainda é muito utilizado. Para que este código de conduta funcione, é imprescindível que cada instituição, cada empresa ou cada organismo que trabalhe com animais forme uma comissão com a nobre missão de zelar pelo bem-estar e defesa daqueles animais que entram no campo da experimentação."

Este artigo é da autoria de Tomás de Montemor e foi publicado na Notícias Magazine de 12 de Junho de 2005, suplemento do Jornal de Notícias e Diário de Notícias.

Quero ver aqui comentários a este artigo!

quarta-feira, junho 15, 2005

Notas de Botânica I (prática e 2º exame teórico)

A nota do lado esquerdo é a nota TOTAL da prática (exame + relatórios). A outra nota é a do 2º exame teórico.

Ana Rita Ferreira - 11.5 - 5
André Martins - * - 9
Marco - * - 9
Francisco - 9.7 - 7.5
Mário - 13 - 10
Inês Anjo - 12.2 - 11
Guilhermina - 7.9 - 11
Liliana - 13 - 14.5
Estrela - 6.4 - 10
Paulo - * - 10
Vânia - 9.6 - 11
Ânia - * - 5.5
Áni - * - 7
Ana Rodrigues - 12.4 - 7.5
Cláudia Barradas - 10.7 - 9
Inês Santos - 9.1 - 10.5
Ana Espadinha - * - 6
Filipa Costa - 12.2 - 12.5
Dárcio - * - 6
Mariana - * - 7
Pedro Fialho - 9.5 - 11
Letícia - 10.4 - 10
Ana Figueira - * - 8
Nuno Martins - 9.4 - 10
Mónica - 8 - 3
Joana Vieira - 10.2 - 9
Jaqueline - 9.6 - 8.5
Jeanne - * - 6
Marisa - 7.6 - 6
Pedro Costa - * - 10.5
Ana Sofia Brito - 9.6 - *
Xana - 7.8 - 6
Sofia Afonso - * - 7
Inês Pinto - 6.3 - 8
Magda - 10.3 - 8
Márcia Sequeira - 10.9 - *
Laura Afonso - 6.4 - 6.5
Joana Coelho - * - 7
Carla - * - 10
Nuno Lopes - 9.6 - 10
Cláudia Pinto - 11.9 - 9.5

terça-feira, junho 14, 2005

Notas finais de Zoologia I

Ana Rita Ferreira - 13.3
Marco - 11.2
Francisco - 10.6
Inês Anjo - 14.2
Rafael Custódio - 13.2
Guilhermina - 15.5
Irene Neves - 13.5
Liliana - 15.5
Pedro Santos - 8.9
Paulo - 16.9
Ânia - 14.5
Ana Rodrigues - 15.5
Cláudia Barradas - 10.5
Ana Espadinha - 14.7
Filipa Costa - 15.4
Dárcio - 14.0
Mariana - 14.7
Pedro Fialho - 15.8
Nuno Martins - 14.7
Mónica - 13.5
Joana Vieira - 14.4
Jaqueline - 12.2
Marisa - 14.6
Pedro Costa - 13.9
Ana Sofia Brito - 14.8
Xana - 14.4
Magda - 13.0
Laura Afonso - 14.1
Joana Coelho - 14.5
Carla - 12.1
Nuno Lopes - 14.3
Cláudia Pinto - 13.6
Leila Duarte - 17.3

terça-feira, junho 07, 2005

Notas do 1º exame teórico de Botânica I

Marco 10.0
Francisco 7.0
Mário 10.5
Liliana 5.5
Pedro Santos 5.5
Paulo Alves 6.0
Vânia 10.5
Ana Leitão 7.0
Ana Rodrigues 7.5
Cláudia Barradas 10.0
Inês Santos 6.0
Ana Patrícia 5.5
Filipa Costa 9.5
Dárcio 9.5
Pedro Fialho 8.5
Letícia 9.0
Ana Figueira 6.0
Nuno Martins 8.0
Mónica 6.5
Joana Vieira 4.0
Jaqueline 7.5
Jeanne 8.5
Marisa 7.0
Ana Sofia 10.0
Xana 7.0
Inês Pinto 6.5
Magda 6.0
Márcia 8.0
Laura 7.0
Carla 10.0
Nuno Lopes 10
Rafael 7.0
Cláudia Pinto 9.0

quinta-feira, junho 02, 2005

Flores

Pra kem já estiver farto de fotos de animais aki estão 2 fotos de flores. Estas flores estão no meu quintal :)

Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us